Zelensky garante que vários serviços estão a ser restaurados em Kherson

13/11/2022

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, voltou a abordar a libertação de Kherson pelas tropas ucranianas, garantindo, este domingo, que “a estabilização e a restauração do estado de Direito nos 226 aldeamentos serão asseguradas na região”.

No seu habitual discurso noturno, publicado nas redes sociais, Zelensky disse que as ações de reparação das infraestruturas danificadas envolve “mais de 100 mil residentes”.

“Estamos a restaurar a comunicação, o serviço de internet, de televisão. Estamos a fazer tudo para restaurar as capacidades técnicas normais para o serviço de eletricidade e água o mais cedo possível”, afirmou o líder da Ucrânia, que acrescentou que os serviços de correio e de emergência médica estão também a ser recuperados.

Volodymyr Zelensky indicou também que os negócios privados estão a voltar a Kherson, apesar das enormes dificuldades e numa altura em que a situação “ainda é muito perigosa”.

“Primeiro que tudo, há minas. Infelizmente, um dos nossos engenheiros morreu e quatro outros foram feridos enquanto limpavam minas. Peço a todos os residentes de Kherson que tenham muito cuidado”, apelou.

O presidente ucraniano acusou, novamente, os soldados russos de crimes de guerra e das “mesmas atrocidades que foram vistas em outras regiões do país”, anunciando que os investigadores ucranianos “já documentaram mais de 400 crimes de guerra e os corpos de civis e pessoal militar foram encontrados”.

“Levaremos à justiça  cada um dos assassinos, não há dúvida”, garantiu.

A guerra na Ucrânia já fez 6.490 mortos e 9.972 feridos entre a população civil, segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos. No entanto, a organização adverte que o real número de mortos poderá ser muito superior, dadas as dificuldades em contabilizar o número de mortos em zonas sitiadas ou ocupadas pelos russos.

Leia Também: Kyiv recupera 60 localidades em Kherson. Infraestruturas estão destruídas


Opnião dos Leitores

Leave a Reply

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Faixa Atual

Título

Artista