Xi Jinping chega à Indonésia para participar do G20 (e reunir com Biden)

14/11/2022

O líder chinês desceu do seu avião no aeroporto internacional Ngurah Rai, por volta das 15:15 na hora local (07:15, em Lisboa), na véspera do início da cimeira que reúne os líderes dos país mais desenvolvidos e das principais potências emergentes.

A participação de Xi no G20 marca o seu retorno presencial a um fórum internacional, após quase dois anos de ausência devido à pandemia da covid-19, e após a participação na cimeira da Organização de Cooperação de Xangai (SCO), em setembro passado, onde reuniu com o homólogo russo, Vladimir Putin.

Xi vai reunir-se também com o Presidente francês, Emmanuel Macron, o líder argentino, Alberto Fernández, e com o senegalês Macky Sall.

O também secretário-geral do Partido Comunista da China vai ainda participar na 29.ª reunião dos líderes da Cooperação Económica Ásia – Pacífico (APEC), em Banguecoque, e realizar uma visita oficial à Tailândia, entre os dias 17 e 19 de novembro, acrescentou, em comunicado, a diplomacia chinesa.

O encontro entre Xi e Biden surge numa altura de tensões renovadas entre China e Estados Unidos pelas divergências em relação à guerra na Ucrânia, a questão de Taiwan e as restrições impostas por Washington à exportação de equipamento para produção de semicondutores para o país asiático.

Biden e Xi partilham um longo relacionamento pessoal: os dois conheceram-se há mais de uma década quando eram vice-presidentes e reuniram-se várias vezes.

O encontro de hoje será, no entanto, a primeira vez que se reúnem de forma presencial na posição de chefes de Estado, embora tenham realizado duas reuniões por vídeo-conferência no ano passado.

Leia Também: Presidentes dos Estados Unidos e da China reúnem-se hoje em Bali


Opnião dos Leitores

Leave a Reply

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Faixa Atual

Título

Artista