Ucrânia. Rússia partilha vídeo de alegado retorno de tropas à base

15/02/2022

O Ministério da Defesa da Rússia compartilhou imagens do que diz ser o recuo das suas unidades nas fronteiras da Ucrânia, mas a NATO avisa que ainda não consegue confirmar essa informação, indicando que ainda não se vê ainda uma diminuição da escalada no terreno.

Segundo o disse o porta-voz do ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov, citado pelas agências de notícias russas, “as unidades dos distritos militares do Sul e do Oeste, que cumpriram as suas tarefas, já começaram a embarcar em meios de transportes ferroviários e rodoviários e iniciarão hoje o retorno às suas bases“.

Recorde-se que o anúncio, feito esta terça-feira, de um recuo das tropas russas é o primeiro sinal de desagravamento da crise com a Ucrânia e com os países ocidentais, que dura desde o final de 2021.

Esta suposta retirada também ocorre antes da reunião marcada para hoje entre o Presidente russo, Vladimir Putin, e o chanceler alemão, Olaf Scholz, hoje recebido no Kremlin.

O secretário-geral da NATO comentou que a abertura manifestada pela Rússia para resolver o conflito com a Ucrânia pela via diplomática permite um “otimismo cauteloso”, mas sublinhou que não se vê ainda uma diminuição da escalada no terreno.

Veja na galeria o vídeo partilhado pelas autoridades russas em que este movimento acontece.


Faixa Atual

Título

Artista