Ucrânia rejeita ceder a exigências da Rússia e não vai entregar Mariupol

21/03/2022

A Ucrânia rejeitou ceder, este domingo, ao ultimato da Rússia e recusa-se a entregar a cidade portuária de Mariupol, no sudeste do país. A informação é avançada pelo jornal The Kyiv Independent, que cita fonte do governo ucraniano.

Segundo a publicação, a vice-primeira-ministra, Iryna Vereshchuk, respondeu ao ultimato russo e afirmou que a rendição não é uma opção.

A governante exigiu ainda que a Rússia forneça uma passagem segura para ajuda humanitária e civis. 

Ukraine demands that Russian forces allow safe passage immediately.

— The Kyiv Independent (@KyivIndependent) March 20, 2022

Recorde-se que a Rússia ordenou hoje às forças ucranianas para que abandonem a cidade de Mariupol até à manhã de segunda-feira. Citado pela agência espanhola EFE, o chefe do centro de controlo da Defesa Nacional Russa, Mikhail Mizintsev, anunciou que todos os elementos do exército ucraniano poderão abandonar a cidade entre as 10h e as 12h locais (menos duas horas em Lisboa), bem como todos os “mercenários estrangeiros”.

A partir das 12h, poderão entrar caravanas humanitárias com alimentos, medicamentos e artigos de primeira necessidade, tendo Mizintsev apelado ainda a organizações internacionais como as Nações Unidas e a Cruz Vermelha para que enviem representantes para supervisionar as retiradas de civis.

A cidade de Mariupol encontra-se cercada por tropas russas há cerca de duas semanas. Na sexta-feira, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que as reservas de água e alimentos na região estão a esgotar-se e praticamente nenhuma ajuda humanitária foi autorizada a entrar na área. 

Assinala-se hoje o 25.º desde o início da invasão russa da Ucrânia. Segundo dados confirmados pela Organização das Nações Unidas (ONU), pelo menos 902 mortos e 1.459 feridos entre a população civil, incluindo mais de 170 crianças, até ao final do dia de sábado. Há ainda mais de 3,4 milhões de refugiados que fugiram para os países vizinhos. 


Opnião dos Leitores

Leave a Reply

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Faixa Atual

Título

Artista