Turquia e Grécia unem-se para exercício da NATO em momento de tensão

13/09/2022

Publicidade

 

Os vizinhos e rivais regionais históricos estão entre os 12 membros da Aliança Atlântica que participam no Dynamic Mariner-Mavi Balina 22 na costa oeste da Turquia.

As relações entre a Turquia e a Grécia pioraram recentemente.

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, emitiu uma ameaça de invasão há uma semana, quando referiu que a Turquia poderia “chegar de repente numa noite”, em resposta às ameaças gregas.

Publicidade

As duas nações têm disputas de décadas sobre várias questões, incluindo reivindicações territoriais no mar Egeu e no Mediterrâneo e desacordos sobre os limites do espaço aéreo.

Por três vezes no último meio século os dois países estiveram à beira de uma guerra.

Ancara alega que a Grécia está a violar acordos internacionais ao militarizar ilhas próximas ao seu litoral, argumentando que a soberania grega pode ser contestada se as supostas infrações continuarem.

A Grécia reclamou da retórica da Turquia à NATO, União Europeia e Nações Unidas, enquanto argumenta que precisa de defender as suas ilhas orientais contra o seu vizinho, maior e mais forte militarmente.

Também acusou os militares da Turquia de violar repetidamente o espaço aéreo e as águas gregas.

A NATO anunciou o início do exercício conjunto na base naval de Aksaz, perto do resort mediterrâneo de Marmaris, que irá decorrer até 22 de setembro.

“O Dynamic Mariner é um exercício marítimo de larga escala incrivelmente importante”, salientou o vice-almirante francês Didier Piaton, vice-comandante do Comando Marítimo Aliado da NATO.

“O evento deste ano inclui mais ativos do que nunca, facilitando o aumento da interoperabilidade entre as nossas nações e aumentando a prontidão operacional. Continuamos a trabalhar em estreita colaboração com a Turquia e outros aliados e parceiros para deter a agressão e defender a aliança”, acrescentou.

O exercício inclui 50 navios, cinco submarinos, cinco aeronaves e 1.500 fuzileiros navais e outros funcionários.

Leia Também: Primeiro-ministro grego acusa Turquia de “intimidação”


Opnião dos Leitores

Leave a Reply

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Faixa Atual

Título

Artista