Terceira ronda de negociações termina com "pequenos sinais positivos"

08/03/2022

Terminou mais uma ronda de negociações entre Moscovo e Kyiv e, aparentemente, com “pequenos desenvolvimentos positivos”, segundo relatado por um negociador ucraniano citado pela agência Reuters. 

O encontro, que decorreu na região de Brest, na Bielorrússia, poderá ter encontrado pontos de acordo no que diz respeito a potenciais corredores humanitários.

O estabelecimento de corredores humanitários que garantam a retirada de civis de cidades devastadas pela guerra mostrou-se difícil nos últimos dias, com a Ucrânia a acusar a Rússia de continuar os bombardeios sem qualquer sinal de abrandamento que permita a evacuação segura das cidades.

Numa fuga desesperada pela sobrevivência já morreram civis, incluindo crianças, sem que os corredores humanitários tenham servido como zona segura.

Recorde-se que a Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar contra a Ucrânia sob pretexto de querer “desnazificar” o país.

De acordo com as autoridades de Kyiv, a guerra, que já conta com 12 dias de destruição, já fez mais de 2.000 mortos entre a população civil e terá já provocado 11 mil baixas entre os soldados russos, informação que o Kremlin não confirma. 

Os ataques provocaram também a fuga de mais de 1,5 milhões de pessoas para os países vizinhos, de acordo com a ONU, e estima-se que esse número possa vir a aumentar tornando-se esta a maior crise de refugiados na Europa nos últimos anos. 

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.


Opnião dos Leitores

Leave a Reply

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Faixa Atual

Título

Artista