Sindicatos dizem que Montepio viola regime legal de negociação coletiva

27/09/2022

Num comunicado, as estruturas sindicais referiram que “não obstante as reiteradas diligências do SNQTB e SIB, o processo de negociação quanto à revisão para 2021 e 2022 do ACT da Caixa Económica do Montepio Geral, Montepio Crédito e Montepio Valor, continua por concluir”.

De acordo com os sindicatos, “as propostas do SNQTB e SIB de atualização salarial, das pensões e cláusulas de expressão pecuniária são claras, justas e fundamentadas: 1,3% para 2021 e 5,5% para 2022”.

No entanto, “em junho de 2022 o Montepio Geral comprometeu-se a apresentar uma proposta de atualização salarial global e fundamentada para os anos de 2021 e 2022. O que não sucedeu até à presente data. Por carta de 13 de setembro estes sindicatos voltaram a interpelar o Montepio Geral”, referiram.

As estruturas sindicais indicaram ainda que a “não apresentação de propostas negociais, formais e fundamentadas, é uma violação do regime legal da negociação coletiva” bem como “a ausência de negociação”, defendendo que “nada justifica que o Montepio Geral não apresente as propostas com que se comprometeu” e que “continue sem efetuar a atualização para 2021 e 2022”.

Os sindicatos destacaram “os resultados positivos que o Montepio Geral tem anunciado” e que “impõem que, com urgência, seja realizada a atualização salarial e das pensões, o que é reforçado pela exponencial subida do custo de vida que se regista atualmente”.

“Os bancários do Montepio Geral, Montepio Crédito e Montepio Valor merecem e exigem a devida valorização dos seus salários e pensões. Caso tal não aconteça a breve trecho, estes Sindicatos tomarão as medidas legalmente previstas”, sublinharam.

Leia Também: Sindicatos da banca pedem proposta para atualização salarial no Montepio


Faixa Atual

Título

Artista