Putin considera reconhecer regiões separatistas da Ucrânia como soberanas

21/02/2022

Os líderes das regiões separatistas de Luhansk e Donetsk pediram ao presidente russo, Vladimir Putin, para reconhecer as regiões como independentes, de acordo com a agência Reuters. Pouco depois, Putin disse que está a considerar o pedido feito pelos líderes.

“O reconhecimento pela Rússia de Luhansk permitirá a prevenção da perda de vidas de cidadãos da república, dos quais 300.000 são russos”, disse o líder da República Popular de Luhansk, Leonid Pasechnik, num vídeo transmitido na televisão estatal russa. ,

Quase simultaneamente, Denis Pushilin, o chefe da República Popular de Donetsk, foi à televisão estatal russa para pedir também a Putin que a reconhecesse como um Estado independente.

Numa intervenção emitida nos canais de televisão nacionais, Putin explicou que os planos que tem para a reunião do Conselho de Segurança passam por “determinar quais serão os passos a seguir, incluindo o apelo feito pelos líderes da República Popular de Donetsk e pela República Popular de Luhansk que procuram ser reconhecidas como soberanas”.

Caso aconteça, a Rússia poderá enviar abertamente auxílio militar, com o pretexto de proteger as regiões separatistas da agressão ucraniana. 

Ambos os líderes separatistas afirmaram que o exército ucraniano estava a planear um assalto para retomar as regiões de Donbas, afirmações que a Ucrânia negou categoricamente.


Opnião dos Leitores

Leave a Reply

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Faixa Atual

Título

Artista