PS consegue a maioria absoluta

31/01/2022

PS terá “entre 117 e 118 deputados”. Quem o disse? Também Costa, mas desta vez no discurso de vitória. “Uma maioria absoluta não é o poder absoluto, não é governar sozinho”, assumiu ainda assim.

A confirmação viria minutos depois, com 41,6% e 117 deputados, segundo os resultados provisórios da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, o PS consegue a maioria absoluta no Parlamento.

António Costa formará governo pela terceira vez e garante que “esta maioria será de diálogo com todas as forças políticas que na Assembleia da República representam os portugueses na sua pluralidade”. Todas exceto com o Chega.

Desde 1976, em 22 governos constitucionais, apenas cinco conseguiram obter a maioria absoluta em eleições, quatro dos quais liderados pelo PSD.

Pela segunda vez na história do partido, os PS conseguiu o objetivo da maioria de deputados eleitos na Assembleia da República.

A primeira vez foi em 2005, com José Sócrates, quando os socialistas elegeram 121 deputados, e o tema chegou a ‘assombrar’ a campanha. Dezassete anos depois, história repete-se.

Os socialistas subiram em número de votos (379.972) e de deputados (mais nove) relativamente a 2019, e quando ainda faltam apurar os resultados dos círculos da emigração.


Opnião dos Leitores

Leave a Reply

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Faixa Atual

Título

Artista