Presidente do Parlamento são-tomense em Cabo Verde para reativar acordos

20/02/2022

Delfim Neves deixou a capital são-tomense na noite de sábado, numa delegação de cerca de 10 elementos, incluindo os líderes das três bancadas parlamentares, a presidente do grupo parlamentar de amizade entre São Tomé e Príncipe e Cabo Verde, a presidente da rede das mulheres parlamentares são-tomenses, o secretário da mesa da Assembleia, o secretário-geral do parlamento e outros.

“É necessário retomar os protocolos parlamentares existentes, as declarações parlamentares a nível de grupos de amizades parlamentares entre Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, rever os protocolos – se estão todos de acordo com as legislaturas que estão em vigor – e tentar estreitar os laços de amizade e de cooperação entre os nossos dois povos e países”, disse Delfim Neves.

O Presidente do parlamento são-tomense considerou que “tudo é fundamental, tudo é importante” na cooperação parlamentar entre São Tomé e Príncipe e Cabo Verde fortalecida após visita dos antigos presidentes do parlamento cabo-verdiano a São Tomé em 2016 e 2020.

“Agora vamos rever qual foi o nível de execução destes dois documentos no passado e no presente e tentar reatar a melhor dinâmica para que os nossos dois parlamentos ao nível de diplomacia parlamentar possam estar mais ativos em termos de política legislativa” explicou Delfim Neves.

O líder do parlamento são-tomense enalteceu também os laços históricos de irmandade e amizade entre os dois arquipélagos, enfatizando que “Cabo Verde é um país não só amigo”, mas “um país irmão” de São Tomé e Príncipe.

“São Tomé e Príncipe é filho de Cabo Verde, Cabo Verde é filho de São Tomé e Príncipe. Portanto, o que nós vamos lá fazer é exatamente tentar incentivar, enaltecer esta relação entre os dois povos irmãos e amigos”, acrescentou Delfim Neves.


Faixa Atual

Título

Artista