Pai preocupado envia fotos do filho nu à mãe e torna-se ‘criminoso’

01/10/2022

Um pai preocupado de São Francisco, nos Estados Unidos da América (EUA), tirou fotografias aos genitais do filho após notar que havia algo de errado, visto que existia inchaço e dor localizada, a fim destas serem enviadas ao pediatra. 

Mark, nome fictício, apenas não esperava tornar-se alvo de uma investigação policial, após o algoritmo do Google o ter marcado como ‘criminoso’.

De acordo com o jornal The New York Post, que dá conta desta história, o caso remonta a fevereiro de 2021, altura em que a Covid-19 marcava a ordem do dia e, por isso, os serviços de saúde eram, sempre que possível, disponibilizados através de teleconsulta. 

Mediante isso, a mulher, mãe da criança, contactou os serviços de saúde a fim de marcar uma consulta de urgência para a manhã seguinte. A enfermeira aconselhou-a a enviar fotografias da área ao pediatra para que este pudesse acompanhar o caso com maior brevidade. 

A mãe do menino agarrou no telemóvel do marido e enviou as referidas imagens para o seu telemóvel de forma a carregá-las na aplicação do seu sistema de saúde e, assim, chegarem ao pediatra. As fotografias chegaram ao médico que diagnosticou o problema e receitou antibióticos. 

O caso poderia ser assim dado por encerrado com o problema do menino resolvido, mas a troca de imagens entre os progenitores levou a que o algoritmo do gigante da Internet Google lançasse os alertas por suspeita de que as imagens pudessem ser de abuso sexual de menores.  

Mark teme agora décadas sem acesso ao email, e, por isso, sem acesso a muitas outras contas que necessitam de verificação através do correio eletrónico. Além disso perdeu contactos, fotografias e documentos que estavam guardados na cloud.

Tal como refere o New Yoork Times, o algoritmo do Google é um forte aliado no combate ao abuso sexual de menores e crimes relacionados, no entanto, também casos inocentes, como este, podem ser apanhados na ‘teia’ da tecnologia. 

Mark enfrenta agora um problema – com suspensão de contas e investigação policial – que não sabe quando terá fim. 

Leia Também: Redes sociais são palco de debate sobre acusações contra Ximenes Belo


Faixa Atual

Título

Artista