ONU concluiu que "crimes de guerra foram cometidos na Ucrânia"
23/09/2022
A comissão de investigação da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Ucrânia revelou, esta sexta-feira, existirem “evidências” de que foram cometidos “crimes de guerra” no país desde a invasão russa, há quase sete meses.
“Com base nas evidências reunidas pela comissão, concluiu-se que crimes de guerra foram cometidos na Ucrânia”, revelou Erik Mose, que lidera a investigação sobre violações dos direitos humanos na Ucrânia, citado pela agência de notícias Associated Press (AP).
A equipa de peritos, enviada para a Ucrânia pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU, concentrou-se em quatro regiões: Kyiv, Chernihiv, Kharkiv e Sumy.
Em conferência de imprensa, Mose citou testemunhos de antigos prisioneiros sobre espancamentos, choques elétricos e nudez forçada em instalações de detenção russas.
“Ficámos impressionados com o grande número de execuções nas áreas que visitámos. A comissão está atualmente a investigar essas mortes em 16 cidades e povoações”, acrescentou.
At #HRC51, Erik Mose, chair of the Commission of Inquiry on #Ukraine, told the Human Rights Council that #WarCrimes have been committed in Ukraine.
These include indiscriminate attacks, torture and sexual violence.
FULL STATEMENT ▶️ https://t.co/AO0CUK44ZT pic.twitter.com/mjKIBLqggv
— UN Human Rights Council #HRC51 (@UN_HRC) September 23, 2022
Sublinhe-se que o Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou a 4 de março uma resolução a favor de uma comissão internacional de inquérito sobre as violações dos direitos humanos na Ucrânia, após a invasão russa de 24 de fevereiro.
Leia Também: Costa na ONU e em português. “Rússia deve cessar hostilidades e dialogar”