OE2023 terá medidas no âmbito do reforço da capitalização das empresas

13/09/2022

Publicidade

 

Intervindo na sessão de abertura do lançamento no novo ‘website’ do Guia do Emitente, em Lisboa, Fernando Medina aproveitou para destacar “o que será um pilar no próximo Orçamento do Estado na dimensão associada ao reforço estrutural da economia que é a centralidade que” será dada “aos instrumentos de reforço de capitalização as empresas”.

Este reforço dos capitais próprios, disse o governante, “vem num momento particularmente oportuno” sendo a “resposta adequada” num momento em que, como o atual, as taxas de juro estão a subir.

“A resposta adequada ou a oportunidade que se abre num momento de subida das taxas de juro é sabermos transmitir uma mensagem muito clara a todo o setor económico e produtivo que é essencial o reforço da base de capitais próprios” não só para a estabilidade das empresas, como no desenvolvimento de projetos futuros e solidez do sistema financeiro, destacou Fernando Medina.

Publicidade

Sem entrar em detalhes nem responder, já à margem da sessão, às questões dos jornalistas sobre o conteúdo destas medidas, Medina disse apenas que esta é uma área onde o Governo tem vindo a trabalhar” e na qual apresentará “medidas concretas, efetivas”.

O Guia do Emitente, uma nova ferramenta digital, visa, segundo a CMVM, “acompanhar e ajudar as empresas a tomarem decisões informadas de financiamento, com base no conhecimento das alternativas”, para que possam “considerar aquelas que melhor se adaptam à sua visão e ambição”.

O Guia do Emitente disponibiliza, assim, informação sobre “as etapas da jornada de acesso ao mercado de capitais” — desde o planeamento até à admissão à negociação, passando pela preparação e pela oferta — dando a conhecer “as características, vantagens e desvantagens das diferentes opções disponíveis às empresas”.

Leia Também: Novo ano letivo arranca hoje. As datas do calendário escolar 2022/2023


Opnião dos Leitores

Leave a Reply

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Faixa Atual

Título

Artista