O que se esconde atrás do novo símbolo do Peugeot 308?

10/02/2022

O 308 é o primeiro modelo da Peugeot a estrear o novo símbolo onde vemos a cabeça de um leão, ao contrário do símbolo antigo, que continha todo o corpo do leão.

Só que este não é um logótipo qualquer. Sabia que além do novo design, este símbolo esconde outros argumentos atrás de si? É verdade, tecnologia não falta devido ao radar de assistência à condução. Isto só é possível uma vez que o símbolo da Peugeot contém uma fina camada de proteção de índio, que é um metal supercondutor raro que não interfere com as ondas do radar e oferece um aspeto cromado, bem como uma elevada resistência à corrosão. 

Vamos então às ajudas de condução que estão escondidas atrás do novo símbolo da Peugeot. Primeiramente, importa referir que este ‘símbolo tecnológico’ só está disponível nas versões Allure, Allure Pack, GT e GT Pack.

Regulador de velocidade adaptativo com função Stop and Go – associado à caixa de velocidades automática de 8 velocidade – com ajuste da distância entre veículos;
Regulador de velocidade adaptativo com função de 30 km/h – associado à caixa de velocidades manual – com ajuste da distância entre veículos;
Travagem automática de emergência com deteção de peões e ciclistas de dia e de noite entre os 7 e os 140 km/h, dependendo da versão, alertando o condutor no caso de uma potencial colisão.

A partir deste ano, este radar será também utilizado no novo pack Drive Assist 2.0, responsável pela condução semiautónoma. Nas versões com caixa de velocidades automática EAT8 combina o regulador de velocidade adaptativo com a função Stop & Go com o assistente de manutenção na faixa de rodagem.

Produção do símbolo foi determinante

Para que todas as ajudas de condução funcionem e as ondas do radar não sejam perturbadas, o símbolo teve de ser cuidadosamente pensado pelos engenheiros da Peugeot. Estes tiveram em conta que a espessura da superfície tinha de ser constante e que os seus componentes não deveriam conter quaisquer partículas metálicas.

Perante estes dois pressupostos, o fabrico do novo símbolo da Peugeot passou por várias fases.

Produção de um painel frontal liso, de espessura constante, em policarbonato injetado.
Produção de uma face posterior em índio. Esta liga rara é utilizada especificamente para a versão do emblema dedicado aos modelos equipados com radar, porque é o único material que satisfaz as necessidades técnicas e visuais: possui propriedades que não perturbam as ondas do radar e tem uma aparência naturalmente cromada.
Operação de corte a laser: para fazer destacar o leão do novo logótipo, a superfície de índio é cortada a laser, revelando o leão através do policarbonato.
Pintura preta: A tinta é aplicada na parte de trás do brasão, formando o fundo do logótipo.
Aplicação de um verniz protetor na superfície frontal: para protegê-lo dos elementos externos (choques, sol, mudanças de temperatura, etc.), aplica-se um verniz protetor na superfície frontal do brasão.
Fixação: O emblema é, por fim, colado a um componente de fixação técnica, sendo o conjunto fixado e aparafusado à grelha.

Os preços do novo Peugeot 308 em Portugal variam entre os 25.100 (versão Active Pack) e os 46.550 euros (GT Pack).


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