IRS. Termina hoje o prazo para contribuintes validarem as suas faturas

25/02/2022

Termina esta sexta-feira, dia 25 de fevereiro, o prazo para os contribuintes validarem as faturas para efeitos do IRS. Se ainda tem faturas pendentes e não quer perder dinheiro, aceda ao e-fatura e classifique as despesas até ao final do dia de hoje.

Quando as Finanças têm dúvidas sobre a categoria das despesas deixam-na pendente para que o contribuinte indique os dados em falta. É importante validar as faturas porque as que continuem pendentes após o dia 25 de fevereiro não contam como dedução no IRS.

Quer isto dizer que se não validar as faturas pendentes estará, eventualmente, a perder dinheiro.

Se ainda não foi ao Portal das Finanças, a AT recomenda que o faça e verifique os seguintes pontos: 

Se têm faturas na situação ‘Complementar Informação Faturas’ e, em caso afirmativo, complete com a informação em falta;
Se as faturas foram comunicadas pelos agentes económicos e caso detete alguma omissão registe as faturas em falta;
Se as faturas foram inseridas no setor correto, podendo reafetá-las caso a entidade emitente esteja registada na AT com esse Código de Atividade Económica (CAE).

Como funciona a verificação de faturas?

Depois, a partir de 15 de março, a Autoridade Tributária (AT) vai disponibilizar, também no Portal das Finanças, os montantes das despesas consideradas para efeitos de dedução à coleta de 2020 e das despesas e encargos afetos à atividade. A entrega do IRS propriamente dita só acontece entre 1 de abril e 30 de junho.

Há uma app que pode ajudar a validar faturas

Há uma aplicação oficial da AT, a e-fatura, através da qual os contribuintes podem classificar as faturas emitidas com o seu número de identificação fiscal (NIF), ou seja, associá-las ao tipo de dedução a que correspondem em sede de IRS. Através da app, disponível para Android e iOS, os contribuintes podem também ficar a par do montante de benefícios acumulados com as faturas.


Opnião dos Leitores

Leave a Reply

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Faixa Atual

Título

Artista