Imagens demonstram rios de lava no vulcão Mauna Loa, no Havai

30/11/2022

Um vídeo divulgado, esta quarta-feira, por uma empresa de turismo no Havai demonstra a expulsão de lava no vulcão Mauna Loa, que entrou em erupção na noite de domingo depois de uma série de terramotos.

O vídeo, capturado pela empresa de viagens de helicóptero Paradise Helicopters, mostra os rios de lava a descerem a cratera do Mauna Loa, assim como a densa nuvem de fumo que dali emana.

A erupção é a primeira no Mauna Loa desde 1984 e continuou esta terça-feira, com o Instituto Geológico dos Estados Unidos a afirmar que as fontes de lava atingiram alturas entre 39 e 49 metros de altura. Para já, no entanto, os fluxos de lava estão “contidos dentro da área da cimeira e não ameaça as comunidades nas colinas”, disse, citado pela NBC News.

No entanto, as autoridades têm avisado a população para fazer preparativos para uma possível evacuação, dada a instabilidade da situação que pode despertar cuidados maiores. De momento, a lava não causou danos materiais, mas cortou o acesso a uma infraestrutura de monitorização climática na região.

O Mauna Loa é considerado o maior vulcão à superfície em termos de massa e volume. A erupção começou perto da meia-noite, na cratera Moku‘āweoweo, no cimo do Mauna Loa, que fica localizado na ilha de Havai – a maior do arquipélago que compõe o estado do Havai, apesar de conter apenas 13% da população.

O Mauna Loa, com mais de 4 mil metros de altitude, é o maior vulcão ativo do mundo e o maior à superfície, em termos de massa e volume, contando com uma área de 90 quilómetros de largura e 10 mil metros desde a base. Em termos de tamanho total, o vulcão é superado apenas pelo Tamu Massif, que é subaquático e é considerado o maior alguma vez encontrado e catalogado.

Leia Também: Havai em alerta. Eis as imagens da erupção do maior vulcão ativo do mundo


Faixa Atual

Título

Artista