Hunga Tonga. Alguma vez ouviu o som da erupção de um vulcão subaquático?

17/01/2023

O vulcão submarino Hunga-Tonga-Hunga-Ha’apai entrou em erupção há um ano, mas o fenómeno, que surpreendeu até os cientistas com a intensidade do acontecimento, não ficou em 2022.

No dia em que se assinalou um ano desta ocorrência, a 15 de janeiro, a Agência Espacial Europeia deu a conhecer uma gravação de áudio de cerca de três minutos deste fenómeno da natureza, que resultou não só na erupção, como num tsunami, com ondas que chegaram aos 15 metros.

Assim, é agora possível, para além das imagens que foram conhecidas na altura,  conhecer o fenómeno de ‘olhos fechados’.

Para além desta destruição, houve também preocupação com a libertação de gases para a atmosfera marítima e consequente poluição no meio.

Também ao nível da mesosfera atingiu houve preocupações, já que de acordo com a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) as cinzas do vulcão atingiram os 58 km de altitude, alcançado assim a mesosfera.

Ouça abaixo o registo:

Jamie Perera used an audio sample of one of the shock waves, time-stretched it into a ghostly tone, and assigned it to harmonic values transcribed from 90 Aeolus readings taken over a duration of approximately 15 minutes.

https://t.co/iBblijzgZ1

— esa aeolus mission (@esa_aeolus) January 16, 2023

Leia Também: Reino Unido. Mulher morre e amigo reconforta família com gesto solidário


Faixa Atual

Título

Artista