Guerra na Ucrânia, crises globais e clima marcam arranque da AG da ONU

13/09/2022

Publicidade

 

No seu discurso de abertura, o presidente da 77ª AG da ONU, Csaba Korosi, afirmou que a guerra na Ucrânia foi um “ponto de viragem para todos nós”, apelando ao respeito e proteção dos valores e princípios da carta das Nações Unidas, que foram despeitados através da invasão russa.

“Ao iniciarmos a nossa 77.ª sessão, fazemos isso num mundo de divisões geopolíticas cada vez maiores e de incerteza prolongada. (…) Temos de adotar uma abordagem preventiva e acabar com conflitos e crises antes mesmo de começarem. Esta guerra tem de ser travada. Mata pessoas, mata o desenvolvimento, mata a natureza e mata os sonhos de milhões”, frisou o húngaro.

O diplomata advogou ainda que os conflitos ao redor do mundo estão a criar “convulsões humanitárias não vistas desde a Segunda Guerra Mundial” e a testar as forças institucionais.

Publicidade

Além das ofensivas bélicas, Csaba Korosi destacou as temperaturas recorde que se têm registado nas últimas semanas em vários pontos do globo, assim como inundações que têm destruído diferentes territórios, afirmando que “parece que a Mãe Natureza está a ripostar”.

“À medida que o nosso planeta se aquece e os recursos naturais se tornam escassos, os conflitos pioram. A crise da água está prestes a tornar-se na nossa próxima maior ameaça. Nas últimas semanas vimos temperaturas recordes, incêndios violentos e inundações devastadoras”, observou.

Contudo, declarou que o ser humano consegue ser ainda mais destruidor do que a natureza, sublinhando que “nunca nos últimos 40 anos o risco de usar armas nucleares foi maior do que é hoje”.

“Essa realidade sinistra pede uma união em torno da questão do desarmamento. Isso vale também para as armas pequenas e leves, cuja proliferação é um grande obstáculo ao nosso desenvolvimento e progresso em todo o mundo”, disse.

Leia Também: Assembleia-Geral da ONU presta homenagem a Isabel II na quinta-feira


Opnião dos Leitores

Leave a Reply

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Faixa Atual

Título

Artista