Explosão perto de mesquita de Cabul faz pelo menos quatro mortos

23/09/2022

Publicidade

A explosão aconteceu perto da entrada da mesquita Wazir Akbar Khan, próxima da antiga zona verde, uma área considerada muito segura onde costumavam estar as representações diplomáticas e as grandes instituições internacionais antes de os talibãs regressarem ao poder, em agosto de 2021.

A organização não-governamental italiana Emergency, que administra um hospital na capital do Afeganistão, divulgou, na rede social Twitter, ter recebido “14 vítimas” da explosão, adiantando que “quatro já estavam mortas quando chegaram”.

O porta-voz da polícia de Cabul, Khalid Zadran, confirmou que a explosão “causou vítimas”, mas não avançou pormenores.

Publicidade

Imagens de vídeos divulgados nas redes sociais mostram um carro destruído e em chamas numa estrada ao lado da mesquita.

Esta mesquita já tinha sido alvo de um ataque em 2020, no qual o seu imã, um renomado clérigo, foi morto.

O número de atentados diminuiu no Afeganistão desde que os talibãs assumiram o poder, há um ano, mas não pararam e várias mesquitas e líderes religiosos foram atacados nos últimos meses.

A maioria dos ataques foi reivindicada pelo grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico (EI), que tem como alvo principalmente as minorias religiosas afegãs xiitas, sufis e siques, mas também os talibãs.

As autoridades talibãs afirmam regularmente que têm a segurança no país sob controlo e muitas vezes negam ou minimizam os incidentes relatados nas redes sociais.

Leia Também: Exposição de fotógrafo Steve McCurry em Lisboa a partir de sexta-feira


Opnião dos Leitores

Leave a Reply

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Faixa Atual

Título

Artista