Explosão perto de mesquita de Cabul faz pelo menos quatro mortos
23/09/2022
A explosão aconteceu perto da entrada da mesquita Wazir Akbar Khan, próxima da antiga zona verde, uma área considerada muito segura onde costumavam estar as representações diplomáticas e as grandes instituições internacionais antes de os talibãs regressarem ao poder, em agosto de 2021.
A organização não-governamental italiana Emergency, que administra um hospital na capital do Afeganistão, divulgou, na rede social Twitter, ter recebido “14 vítimas” da explosão, adiantando que “quatro já estavam mortas quando chegaram”.
O porta-voz da polícia de Cabul, Khalid Zadran, confirmou que a explosão “causou vítimas”, mas não avançou pormenores.
Imagens de vídeos divulgados nas redes sociais mostram um carro destruído e em chamas numa estrada ao lado da mesquita.
Esta mesquita já tinha sido alvo de um ataque em 2020, no qual o seu imã, um renomado clérigo, foi morto.
O número de atentados diminuiu no Afeganistão desde que os talibãs assumiram o poder, há um ano, mas não pararam e várias mesquitas e líderes religiosos foram atacados nos últimos meses.
A maioria dos ataques foi reivindicada pelo grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico (EI), que tem como alvo principalmente as minorias religiosas afegãs xiitas, sufis e siques, mas também os talibãs.
As autoridades talibãs afirmam regularmente que têm a segurança no país sob controlo e muitas vezes negam ou minimizam os incidentes relatados nas redes sociais.
Leia Também: Exposição de fotógrafo Steve McCurry em Lisboa a partir de sexta-feira