EUA e México discutem tráfico de fentanil e migração

13/09/2022

Publicidade

O encontro ocorreu nas instalações do Ministério da Economia mexicano, como parte da segunda edição do Diálogo Económico de Alto Nivel (DEAN), na Cidade do México.

Em comunicado, Blinken agradeceu a colaboração com o México em vários assuntos de interesse mútuo, como a ameaça partilhada de produção e tráfico de fentanil (opióide com forte efeito analgésico).

Além disso, reconheceu o trabalho para abordar a migração de maneira segura, ordenada e humana através da implementação da Declaração de Los Angeles sobre Migração e Proteção, assinada pelo México na última Cimeira das Américas em junho.

Publicidade

Os dois diplomatas também discutiram os esforços regionais para apoiar o povo do Haiti, bem como a cooperação contínua do México e dos Estados Unidos para “criar uma ONU mais eficaz”.

Por sua vez, o Ministério dos Negócios Estrangeiros mexicano destacou a integração e a cooperação económica e o multilateralismo como eixos de conversa com vistas à próxima Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), bem como a questão da segurança, “com ênfase no tráfico de armas”.

Blinken chegou à Cidade do México, entre outros, na companhia da secretária do Comércio dos Estados Unidos, Gina Raimondo, e do “número dois” do Departamento de Estado da América Latina e Caraíbas, Brian Nichols.

Após a reunião com Ebrard, o chefe da diplomacia norte-americana dirigiu-se ao Palácio Nacional para um encontro com o Presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador.

Leia Também: Dois homens detidos por tráfico de mais de 2.500 doses de estupefacientes


Opnião dos Leitores

Leave a Reply

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Faixa Atual

Título

Artista