Descoberta variante mais viral e contagiosa do VIH

03/02/2022

Investigadores dos Países Baixos anunciaram, esta quinta-feira, terem descoberto uma nova variante mais viral e contagiosa do vírus do VIH.

Chama-se VB, e já foi detetada em 109 indivíduos,  praticamente todos eles na Holanda e a maioria (82%) em homens que têm relações sexuais com homens, noticia o El País.

O mesmo jornal adianta que uma das possibilidades levantadas pelos cientistas para o surgimento desta variante deve-se à própria terapia antirretroviral, que poderá favorecer o aparecimento de novas versões.

O epidemiologista Chris Wymant, da Universidade de Oxford, garante que esta descoberta não é motivo para alarme e que o vírus afeta as pessoas de formas muito diferentes. “As pessoas não precisam de se preocupar. A descoberta desta variante sublinha a importância das recomendações que já estavam em vigor: que as pessoas em risco de contrair o VIH devem ter acesso a testes regulares para permitir um diagnóstico precoce e um tratamento imediato”, afirmou.

O Relatório sobre a evolução da infeção VIH em Portugal com a atualização dos dados relativos a 2020 não foi divulgado, como habitualmente, por ocasião de 1 de dezembro de 2021, que assinala mais um Dia Mundial da SIDA.

Embora existam informações, recolhidas através da notificação clínica de casos e de outras fontes, não foram garantidas a abrangência e representatividade de dados devido ao desvio de recursos para a pandemia de Covid-19 em Portugal, informou à data a DGS

Assim, fiquemo-nos com os dados de 2019. De 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2019 Portugal registou 711 casos de VIH/sida, menos 331 do que em 2018. No mesmo período foram registados 197 óbitos, sendo que em 46,2% destes casos as pessoas já tinham atingido o estádio Sida.


Faixa Atual

Título

Artista