Castelo de ‘Downton Abbey’ suspende casamentos devido ao Brexit

14/03/2023

O Castelo de Highclere, no sul da Inglaterra, onde foi filmada a série ‘Downton Abbey’ está a enfrentar uma grave crise devido à “falta de trabalhadores da União Europeia (UE)”, revelou a proprietária à Reuters, numa entrevista divulgada esta terça-feira.

De acordo com Fiona Carnarvon, a escassez de funcionários forçou-a a suspender o principal negócio do castelo: casamentos.

“Deixamos de realizar casamentos de tamanho substancial por causa do Brexit. Não temos funcionários”, contou a condessa, mulher do oitavo conde de Carnarvon, a partir do castelo vitoriano, localizado numa propriedade de cerca de 5 mil hectares.

Segundo Fiona, todos os anos eram realizados cerca de 25 casamentos com mais de 100 convidados no castelo, que serviu de cenário à série vencedora de vários Emmy e Globos de Ouro. Algo que hoje em dia não é possível. A propriedade apenas consegue realizar, neste momento, casamentos até 20 pessoas, o que representa uma pequena parte do negócio.

A maioria dos funcionários da propriedade eram estudantes oriundos de outros países da Europa, que aproveitavam os fins de semana para ganhar algum dinheiro. Contudo, desde que o Reino Unido saiu da UE, o número de jovens que foram estudar para o Reino Unido caiu 50%, em 2021, face aos anos pré-Brexit, segundo dados do serviço de admissão universitária UCAS, revelados o ano passado

As receitas da loja de lembranças e das visitas – o castelo abre ao público durante os meses de verão – também caíram, o que é reflexo não só do Brexit, mas também, admitiu a proprietária, do impacto da Covid-19 e da crise.

Leia Também: Menor imigração da UE não ajudou aumento de salários britânicos


Opnião dos Leitores

Leave a Reply

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Faixa Atual

Título

Artista