Bósnio procurado por crimes de guerra detido em Barcelona
24/09/2022
A Polícia Nacional espanhola deteve, no passado dia 15 de setembro, um cidadão bósnio sobre quem pendia um mandado de detenção internacional emitido pelas autoridades da Bósnia-Herzegovina. Segundo revelou, este sábado, a autoridade espanhola, o homem era procurado por crimes de guerra cometidos durante a Guerra da Jugoslávia, na década de 90.
A detenção ocorreu após a polícia espanhola “tomar conhecimento da presença” do fugitivo em Espanha e o localizar em Barcelona. Apesar de utilizar uma identidade falsa, foi possível “confirmar a sua verdadeira identidade”.
O detido “está ligado a alegados crimes de tortura” cometidos “quando desempenhava as suas funções de guarda num campo de concentração” da Bósnia-Herzegovina.
“Os acontecimentos tiveram lugar durante a guerra no território da ex-Jugoslávia no início da década de 1990. Os alegados delitos de que é acusado ocorrem mais especificamente no contexto de um conflito étnico-religioso”, especificou a polícia espanhola, em comunicado.
O mandado de detenção foi emitido em fevereiro, após a audição de várias testemunhas por uma comissão que investiga alegados crimes de guerra ocorridos na Guerra da Jugoslávia. O homem encontrava-se em território espanhol há mais de um ano.
Presente a tribunal, na sexta-feira, o detido ficou sujeito à medida de coação de prisão preventiva.
Leia Também: Desmantelada rede de tráfico de droga em Espanha. Há 49 pessoas detidas