Artista pop juntou-se ao exército ucraniano para distribuir medicamentos

21/03/2022

O artista ucraniano Topolia viu a sua vida mudar radicalmente, desde que teve início a guerra na Ucrânia. O artista pop trocou os palcos pela missão de distribuir medicamentos pelos mais necessitados.

Foi em entrevista à SkyNews que o homem contou a forma como a sua vida se revolucionou, desde o dia 24 de fevereiro, data em que teve início a ofensiva militar russa.

Taras Topolia pertence à banda ‘Antytila’ e, tal como ele, também os seus colegas estão na linha da frente do combate. Topolia é responsável em distribuir medicamentos pelos mais vulneráveis.

A família do homem saiu do país e este, apesar de ficado sozinho, conta que conseguiu adaptar-se à sua nova realidade.

O jovem começa por falar do ataque a que foi alvo, esta noite, um centro comercial, referindo que todos os dias tem sido acordado por misseis russos.

“Os russos têm atacado, todos os dias, edifícios civis. Não percebemos porquê”, desabafa. “Eles não conseguem fazer frente ao nosso exército, mas todos os dias atacam os nossos cidadãos”, atira.

Topolia é apenas um dos muitos cidadãos ucranianos, entre os 18 e 60 anos que se viram impedidos de fugir da Ucrânia, e que se juntaram ao exército ucraniano para fazer frente ao inimigo.

O país está, desde 24 de fevereiro, a fazer frente a uma ofensiva militar russa, que já fez, pelo menos, 902 mortos e 1.459 feridos entre a população civil, incluindo mais de 170 crianças, e provocou a fuga de mais de 10 milhões de pessoas, entre as quais mais de 3,3 milhões para os países vizinhos, indicam os mais recentes dados da ONU.


Faixa Atual

Título

Artista