Anadia vai criar bolsas para jovens licenciados e doutorandos

14/02/2022

Em declarações à agência Lusa, o vice-presidente da Câmara Municipal de Anadia, Jorge Sampaio, disse que vai ser iniciada a criação de regulamentos para atribuição de bolsas de estágios em empresas, bolsas de emprego qualificado e bolsas de doutoramento.

“Vamos ter bolsas destinadas a jovens licenciados, que têm como objetivo ajudar na fixação de pessoas e trazer também ‘know-how’ para as nossas empresas. A ideia é que os jovens que acabam as suas licenciaturas, em universidades fora do concelho, possam voltar a Anadia ou possam vir para cá trabalhar”, revelou.

De acordo com Jorge Sampaio, estas bolsas vão permitir trazer “juventude qualificada” para o concelho, que irá “partilhar o seu conhecimento com o tecido empresarial”.

“A Câmara irá assumir uma parte do seu vencimento, durante determinado período, a definir em regulamento. Contamos ter estes regulamentos prontos em junho”, acrescentou.

Já sobre as bolsas de doutoramento, o autarca sublinhou que visam trazer “investigação científica e útil” para as empresas deste concelho do distrito de Aveiro.

“Estipularemos uma ou duas bolsas por ano, em conjunto com o setor empresarial, com quem se definirá uma área em que é necessário e urgente que haja investigação científica. Este diálogo será ainda com as nossas universidades, no sentido de lhe dizermos que apoiaremos bolsas cujos temas de tese sejam dessas áreas definidas”, apontou.

A par destas bolsas, o Município de Anadia tem também a intenção de criar um instrumento orientador para a atribuição de benefícios e de incentivos fiscais para empresas.

“Nesta fase em que esperamos que vamos entrar, de recuperação económica, depois desta pandemia, pretendemos incentivar a fixação de novas empresas no concelho, mas também apoiar as que cá estão, sempre tendo como principal preocupação a empregabilidade”, destacou.

Para tal, será desenhado um regulamento que contemple “a diminuição de impostos em que a Câmara pode mexer, se houver criação de postos de trabalho ou aumento da produtividade”.

“Esta é uma forma de dizermos às empresas que estamos ao seu lado”, concluiu.


Opnião dos Leitores

Leave a Reply

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Faixa Atual

Título

Artista