Adolescentes cavam trincheiras para se defenderem contra invasão russa

15/02/2022

Dezenas de adolescentes ucranianos oriundos de famílias desfavorecidas uniram-se para cavar trincheiras para se prepararem para uma possível invasão russa. 

Mykhailo Anopa tem 15 anos e, segundo relata o jornal Mirror, passava noites sem dormir com medo de uma invasão, por isso, juntou-se a outros jovens para tomarem uma atitude. 

O grupo de adolescentes começou a cavar as trincheiras na zona leste do país, perto de Chervone,  na costa do Mar de Azov, de forma a ajudar as tropas ucranianas que enfrentam separatistas apoiados pela Rússia.

Mykhailo e os amigos são membros de um centro administrado pelo pastor Gennadiy Mokhnenko. “Quando o nosso pastor disse que poderia haver bombardeios, que Putin poderia atacar, comecei a ter pesadelos, era nisso que eu pensava antes de dormir”, conta o adolescente.

“Cavamos trincheiras para ajudar os soldados ucranianos”, acrescenta. 

O grupo é ajudado pelo pastor Gennadiy que ensina os cerca de 40 adolescentes técnicas escavação de trincheiras, que ele também acredita que ajudarão a incutir disciplina para seguirem em frente.

Estas trincheiras foram cavadas pela primeira vez durante uma escalada militar menor em novembro de 2018. Entre as orações em grupo, os jovens reforçam as trincheiras, enquanto também desenvolvem os seus próprios planos de evacuação, incluindo uma mochila com as suas roupas e documentos.

O presidente da Rússia Vladimir Putin disse esta terça-feira que não queria uma guerra com a Europa e o Kremlin já anunciou a retirada de parte das suas tropas da fronteira, no entanto, o presidente dos EUA Joe Biden afirma que esta retirada ainda não se verificou. 

Biden apelou ainda à diplomacia, mas garantiu que, caso a Rússia ataque a Ucrânia, responderão em força a essa decisão. A invasão à Ucrânia continua ainda a ser uma possibilidade, sublinhou Biden. 


Opnião dos Leitores

Leave a Reply

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Faixa Atual

Título

Artista